Programação Competitiva

OBI [OBI 2008]

OBI2008 – Fase 1 – Nível Júnior

O principal prêmio da Olimpíada Brasileira de Informática é o convite para os cursos de programação oferecidos no Instituto de Computação da Unicamp, com todas as despesas pagas pela Fundação Carlos Chagas, patrocinadora da OBI. São convidados apenas os competidores que atingem um certo número mínimo de pontos, consideradas as duas fases de provas. Você foi contratado pela Coordenação da OBI para fazer um programa que, dados os números de pontos obtidos por cada competidor em cada uma das fases, e o número mínimo de pontos para ser convidado, determine quantos competidores serão convidados para o curso na Unicamp. Você deve considerar que

Por exemplo, se a pontuação mínima para ser convidado é 435 pontos, um competidor que tenha obtido 200 pontos na primeira fase e 235 pontos na segunda fase será convidado para o curso na Unicamp. Já um competidor que tenha obtido 200 pontos na primeira fase e 234 pontos na segunda fase não será convidado.

Entrada

A entrada contém um único conjunto de testes, que deve ser lido do dispositivo de entrada padrão. A primeira linha da entrada contém dois números inteiros N e P, representando respectivamente o número de competidores e o número mínimo de pontos para ser convidado. Cada uma das N linhas seguintes contém dois números inteiros X e Y indicando a pontuação de um competidor em cada uma das fases.

Saída

Seu programa deve imprimir na saída padrão uma única linha contendo um único inteiro, indicando o número de competidores que serão convidados a participar do curso na Unicamp.

Restrições

Exemplos

EntradaSaída
3 100
50 50
100 0
49 50
2
4 235
100 134
0 0
200 200
150 150
2

 

 

A questão pode ser acessada através do link: https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/p2/2008/f1/obi/

Nesse link também existe a opção de testar o algoritmo desenvolvido e ver automaticamente se o algoritmo está correto (botão “Submete solução”). Entre as linguagens de programação disponível está Python, que é linguagem utilizada na codificação presente no vídeo.

Solução em C/C++

#include <stdio.h>

int main(void) {
	int N, P, competidores = 0, x, y;
	scanf("%i %i",&N,&P);
	
	for(int i = 0; i < N; i++){
		scanf("%i %i",&x,&y);
		if (x + y >= P) {
			competidores++;
		}
	}

	printf("%i\n",competidores);
	
	return 0;
}
Experimente esse código em: http://ideone.com/AMv0X8
Sair da versão mobile