O Espadachim de Carvão e as pontes de Puzur

Este é parte do universo da obra Espadachim de Carvão. Mesmo sendo o segundo livro, ele não é uma continuação, sendo o personagem principal, Adapak, relegado a um segundo plano, embora o final do livro retorne a história do personagem.

O livro introduz um personagem apenas citado no livro anterior, o ladrão Puzur. No livro anterior Adapak utiliza as espadas de Puzur em suas aventuras, sendo que este livro conta um pouco sobre a história das espadas, embora não diga como elas foram criadas, o que me frustrou um pouco.

O universo do espadachim de carvão é bastante rico de elementos, com sua própria linha temporal. Embora eu não tenha gostado muito da narrativa dos dois livros, acho muito interessantes os seres, conceitos e elementos elaborados pelo autor para o universo da obra. Vários outros livros devem ser lançados aproveitando todo esse universo.

No livro, tudo me parece ser tratado de forma superficial. A história de Puzur, das espadas, da personagem secundária (a humana Laudiara) e até mesmo os vilões do livro tem sua motivação pouco explorada. Sinto falta de um aprofundamento, embora sem ele a leitura do livro tenha sido bastante rápida.

Um detalhe do livro está nas ilustrações no começo de cada capítulo (algumas ilustrações seguem abaixo). Inicialmente pensei serem imagens aleatórias, mas elas ilustram algum elemento, ou personagem, em destaque no capítulo. O mesmo acontece na primeira obra, mas eu somente percebi na segunda.

A história do livro depende bastante da leitura da primeira obra, mesmo se fosse subtraída toda a participação do Adapak. Se você não tiver boa memória e for ler o livro muito tempo após o primeiro, várias partes não serão bem aproveitadas. Como comentei que imagino que vários outros livros serão lançados sobre esse universo, eu esperaria acumular pelo menos o próximo e ler tudo de uma vez, para não ter que ficar relendo os livros anteriores.

Ficha técnica

Título: O Espadachim de Carvão e as pontes de Puzur
Autor: Affonso Solano
Páginas: 192
Sequência de: O Espadachim de Carvão
Ano de Lançamento: 2015
Editora: LeYa

 

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *