Professor Benjamin

Jogos com interface física que participei na proposta

Trago aqui uma relação de jogos com interface física que participei da proposta. São jogos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC Joinville.

A seguir apresento o resumo e imagem ilustrativa de cada jogo.

Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de geografia e cultura brasileira. Combinando um tabuleiro físico interativo e um aplicativo digital, o jogo oferece uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente. O tabuleiro, equipado com botões em formato dos estados brasileiros, funciona em conjunto com um aplicativo que exibe perguntas e conteúdos multimídia. O desenvolvimento do protótipo envolveu a criação de componentes físicos com impressão 3D, integração de um microcontrolador ESP para comunicação via Bluetooth e a programação do aplicativo. As próximas etapas incluem finalizar o desenvolvimento do aplicativo, otimizar a placa de circuito impresso do tabuleiro e expandir o banco de perguntas.

Referência: BECKERT, Carlos Henrique; OLIVERIA, Jeiel Santos Araújo; BAQUIÃO, Larissa Silva; ROCHA, Bernardo Hott; RAZIA, Maria Eduarda Favero; DOPKE, Tiago Porsch; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2729-2736. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244642.

Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização

A alfabetização infantil é um desafio contemporâneo e uma necessidade no Brasil. Diversas estratégias são propostas para tornar o processo de aprendizado mais interativo e aumentar o engajamento de crianças, como brincadeiras e jogos eletrônicos com foco educacional. Este artigo apresenta o jogo Letra-a-letra, no qual duas crianças devem cooperar para, interagindo com os elementos do jogo, completar uma palavra que está incompleta e, através disso, exercitar seus conhecimentos da língua portuguesa e praticar o trabalho em equipe. Um protótipo é desenvolvido para avaliar a viabilidade e testar um controle próprio, um dispositivo de hardware que integra joystick, sensor RFID e potenciômetro, com interface não presente em controles convencionais.

PEIXER, Fernando Mendes; CIPRIANI, Arthur Aleixo; ROCHA, Marcos da; RODRIGUES, Renan de Souza; HEITMANN, Thomas; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2721-2728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244618.

Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional

Raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas são algumas das habilidades desenvolvidas com o estudo de matemática. Apesar das suas vantagens, o aprendizado dessa disciplina constantemente se mostra pouco motivacional nas escolas, em especial para crianças. Desta maneira, este artigo apresenta o jogo Ábaco Encantado: uma forma interativa a partir de uma interface física para ensinar essas competências. A premissa do jogo é integrar um ábaco físico com visão computacional, para o usuário poder avançar no jogo conforme acerta operações matemáticas apresentadas. Experimentos mostraram a viabilidade técnica do Ábaco Encantado e aspectos do protótipo são apresentados.

GRIPP, Caio Roberto Schossland; SILVA, Elisa Maria da; ÁVILA, João Vitor Lopes; BORNHAUSEN, Maria Luísa da Costa; BOTELHO JUNIOR, Valdomiro; NOGARA, Vitor Gabriel Aléssio; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2713-2720. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244611.

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