Melhores IDEs para Portugol

Portugol é uma pseudolinguagem de programação que tem por objetivo ensinar a estrutura básica presente em diversas linguagens de programação, mas utilizando o português como comandos da linguagem. Diversas ferramentas computacionais se propõem a permitir a implementação computacional dessa linguagem. Nesse artigo apresento 3 dessas ferramentas e seus pontos destacáveis: Portugol Studio, PortugolIDE e VisuAlg.

Aproveito para informar que a sigla IDE, utilizada no título do artigo, remete a Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em português. Esse termo é utilizado para especificar programas de computador que reúnem ferramentas de apoio ao programador, facilitando o desenvolvimento.

Destaca-se que todas as IDEs possuem os recursos básicos, como execução passo-a-passo, visualização dos valores assumidos pelas variáveis durante a execução passo-a-passo.

Portugol Studio

O Portugol Studio é uma das IDEs mais completas para Portugol e também uma das mais simples de utilizar. Uma árvore estrutural é elaborada automaticamente na lado esquerdo da IDE e permite compreender os elementos que compõem o algoritmo e na execução passo-a-passo é possível acompanhar os valores assumidos pelas variáveis através dessa mesma árvore.

portugolStudio

Um elemento extremamente destacável na ferramenta é a possibilidade de escrever programas mais complexos através do uso de bibliotecas, incluindo jogos digitais. Esse recurso é interessante para universidades que utilizam a estratégia de utilizar o desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da disciplina de algoritmos. A IDE já vem com 3 jogos de exemplo para quem quiser explorar esse recurso.

portugolStudio2

Link para a ferramenta Portugol Studio: http://lite.acad.univali.br/portugol/

A ferramenta possui código-fonte aberto e disponível em no GitHub em: https://github.com/UNIVALI-L2S/Portugol-Studio

PortugolIDE

A ferramenta PortugolIDE também possui uma interface simples, embora tenha menos recursos do que a Portugol Studio. Mesmo assim essa é uma boa IDE para Portugol. Existe já uma nova versão (versão 3) sendo desenvolvida e baseada em Netbeans, mas a versão que relato é a 2.3.

portugolIDE1

O recurso destacável dessa IDE é o editor de fluxogramas integrado. É possível elaborar o algoritmo utilizando a ferramenta de fluxograma ou diretamente em código, podendo também explorar o código elaborado e transformado em automaticamente em fluxograma. Quando se está aprendendo algoritmos, a visão na forma de fluxograma pode ser um facilitar no entendimento do algoritmo e ter uma ferramenta integrada que automatiza o processo merece avaliação. A execução e execução passo-a-passo também funcionam no modo de fluxograma.

portugolIDE2

Link para a ferramenta PortugolIDE: http://orion.ipt.pt/~manso/Portugol

Essa também é uma ferramenta com o código-fonte disponibilizado no GitHub em: https://github.com/apocas/portugol

VisuAlg

A VisuAlg possui sintaxe baseada na obra “Writing Compilers and Interpreters”, de Ronald Mak, e é uma IDE já bastante conhecida e utilizada no ensino do Portugol.

Destaca-se nessa IDE a exportação do código para a linguagem Pascal e a possibilidade futura de exportar para outras linguagens.

visuAlg

O VisuAlg está disponível em: http://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg

Share

Uma opinião sobre “Melhores IDEs para Portugol

  1. Thadeu Furtado Barros

    Muito interessante. Lembro de usar o Visualg na faculdade, baixei recentemente para ver, pois gostaria de poder ensinar programação para crianças. Porém, apesar da simplicidade, o que não gostei muito foi da linguagem. <- em vez de igual, vírgula para concatenar string etc. Embora seja fácil ensinar assim, acho que o ideal é ter algo mais próximo de uma linguagem mais popular como java, php ou javascript. Vou testar o Portugol studio, parece ser o que procuro. Obrigado!

     
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.