2.3 – Reconhecimento de objetos com Python e OpenCV

No tutorial explicando sobre o reconhecimento de face (LINKAR AQUI) foi explicado sobre o uso do arquivo haar cascade e como fazer o uso dele para fazer o reconhecimento de um rosto.

Em princípio, para detectar qualquer tipo de elemento basta ter o arquivo cascade correspondente e o algoritmo é o mesmo, sofrendo apenas ajustes nos parâmetros para melhor desempenho nas identificações.

Os arquivos utilizados podem ser baixados aqui ou em https://github.com/Itseez/opencv/tree/master/data/haarcascades. No segundo link também é possível encontrar outros arquivos cascade para utilizar, podendo fazer a detecção de olhos com óculos, parte superior e inferior do corpo, corpo inteiro, sorriso, etc.

O código a seguir estende o mostrado no reconhecimento de face adicionando o reconhecimento dos olhos. Para isso foi criado mais um classificador, tendo um para a face e outro para os olhos.

A utilização do método detectMultiScale() e feita com a mesma imagem capturada da webcam, mas com configurações diferentes, sendo deixado o tamanho mínimo e máximo para a detecção dos olhos menor do que a da detecção da face.

Para a face é desenhado um retângulo verde e para os olhos são desenhados retângulos na cor azul.

 

3 respostas para 2.3 – Reconhecimento de objetos com Python e OpenCV

  1. Bruno disse:

    Como treinar o objeto em python para openCV? Alguma dica ou tutorial?

  2. Janne Kelly disse:

    Como posso reconhecer objetos,exemplo um pneu em uma imagem ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.