Sempre gostei de programação pois programar faz com que eu mande no computador. Quem sabe programar acaba tendo super-poderes na utilização de um computador. Nos meus programas eu quem digo o que pode e o que não pode ser feito e quem utiliza o meu programa somente pode fazer o que eu deixo fazer.
Programar é um super-poder que qualquer um pode ter, embora não seja muito fácil aprender a usar esse poder. É com o objetivo de ensinar a como utilizar todo esse poder, que escrevo esse tutorial.
Sabe quando magos falam palavras mágicas e essas palavras fazem a mágica acontecer? é utilizando essas palavras mágicas que damos ordens ao computador. Palavras podem ser ditas em diversas línguas que o computador pode entender e eu vou ensinar uma dessas línguas, chamada Python.
Abaixo você poderá experimentar o uso dessas palavras para que o computador mostre uma mensagem. Usamos uma sequência de palavras mágicas para fazer algo e em programação essa sequência é chamada de código. O código a seguir é constituído de apenas uma instrução e ele mostrará o meu nome (Benjamin Grando Moreira). Clique na botão que é uma seta para a direita e você enviará esse código para o computador, ele interpretará o comando é mostrará o resultado que você pediu no código enviado. Isso de enviar o código para o computador fazer o que foi mandado eu chamo de “rodar o programa”.
Veja, você diz o que o computador deve mostrar. Se você alterar o texto colocando qualquer outra coisa (o seu nome por exemplo), ao roda o programa você verá que o computador irá mostrar o que você mandou.
Afim de entender a instrução escrita, o que o código faz é utilizar a palavra mágica “print” que é responsável por mostrar em texto um determinado conteúdo. O conteúdo foi o meu nome, ou o texto que você alterou. Para mostrar um texto é preciso que o texto esteja entre aspas.
Assim como no mundo da magia, na programação qualquer fala errada pode causar surpresas. No mundo da magia, aquelas palavras que poderiam derrotar o inimigo podem acabar te transformando em um sapo. Na programação sua punição por usar incorretamente as palavras é menor, gerando apenas avisos de erro. Experimente no código visto retirar a última aspas e rode o programa. Veja que uma mensagem de erro surgiu.
Isso que foi feito, de mostrar algo na tela, é um processamento de saída. Um algoritmo é normalmente algo formado por alguma entrada e uma saída. Confesso que a entrada e a saída que irei mostrar em quase todo o material é baseada em textos, mas também preparei algumas explicações mais interessantes, com uso de elementos gráficos.
A entra necessita entender que para o computador, qualquer coisa precisa estar armazenada na memória (memória RAM nesse caso).
O que vamos fazer é ler o nome de uma pessoa e mostra-lá na tela
GRAFICO ENTRAR NOME, PROCESSA E SAÍDA
O espaço de memória que está sendo utilizado foi chamado de “nome”. O funcionamento do uso dessa memória acontece mais ou menos assim: a memória do computador é o retângulo mostrado abaixo e ele pode ser dividido em partes e em cada parte podemos guardar alguma coisa.
RETANGULO DIVIDIDO
Na animação seguinte vemos como fica o uso da memoria
ANIMAÇÃO: RETANGULO VAZIO, ENTRA DADOS E OCUPA A MEMORIA
Bom, esse é o primeiro passo para utilizar os poderes que a programação possui. Para dominar essa arte outros conceitos precisam ser conhecidos e eu os explicarei mais adiante.