O que é uma IDE

IDE é uma sigla para Integrated Development Environment (em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado). A IDE é uma ferramenta de desenvolvimento para editar o código, compilar, debugar e outras facilidades para a codificação, como autocompletar o código. Ferramentas como o Notepad++ ou o VIM são utilizadas para escrever códigos, mas basicamente somente fazem a syntax […]

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TCC – Protótipo para monitoramento da postura sentada

Nesta postagem divulgo o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido por Vinicius Claudino e que orientei. Segue link para o TCC no repositório da UFSC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225761 Segue também o link para o artigo publicado no Computer on the Beach 2022: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/18817 Segue também o vídeo de treinamento para apresentação no congresso […]

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Simulação de veículos autônomos

Recentemente li a matéria Mundo virtual da NVIDIA quer acelerar a evolução de robôs e carros autônomos e fiquei interessado. Na matéria foi falado sobre alguns ambientes bem interessantes da NVIDIA para simulação de veículos. O Omniverse Replicator, um motor para gerar dados sintéticos para treinar redes neurais profundas. Ele é composto do NVIDIA DRIVE […]

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Adaptação de conteúdo para H5P

Escrevo sobre minha primeira adaptação de um vídeo para vídeo interativo H5P. Adaptei um conteúdo de aula com a apresentação do conteúdo em vídeo. Na época não conhecia o H5P, então a ideia foi elaborar o vídeo interativo com o conteúdo. O resultado é visto em http://galirows.com.br/H5P/teoriaVetores.html Veja que o vídeo tem pouco mais de […]

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Algoritmo para a diagonal secundária de uma matriz – considerações sobre o tempo de produção

Essa minha postagem é relacionada a série onde divulgo informações sobre a produção dos meus materiais didáticos. Eu iniciei ela em Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]. Normalmente os exercícios que envolvem matrizes solicitam a diagonal principal da matriz (é uma questão fácil de entender e apresenta certo grau de […]

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Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]

Tenho dedicado um bom tempo na elaboração de novos conteúdos em vídeo e passei a me assustar com o tempo que isso as vezes consome. Muito do tempo foi dedicado a aprender a utilizar alguma ferramenta (muitas delas descartando por uma ferramenta que considerei melhor para aquele propósito). Depois de saber a utilizar a ferramenta, […]

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Revisão rápida sobre PA e PG em vídeo interativo H5P

No vídeo abaixo eu mostro como elaborar um vídeo interativo H5P. A tecnologia H5P permite elaborar conteúdos interativos bastante sofisticados. H5P significa HTML5 Package, cujo conteúdo pode ser distribuído de diversas formas, inclusive com suporte do ambiente Moodle. A edição para criação do vídeo H5P eu levei em torno de 20 minutos. Vale dizer que […]

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Ainda estão usando UML?

[Esse texto ainda está em formação, por isso serão encontradas partes incompletas] Nesse artigo escrevo sobre um questionamento comum me fazem quando ensino UML que é sobre a efetividade na utilização da UML nas empresas. Alunos que fazem estágio gostam de ver que existe como organizar a bagunça que são os projetos nas empresas que […]

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Proposta de trabalho – Métodos de busca para resolver um labirinto

A ideia desse trabalho é implementar algoritmos para resolver um labirinto. Métodos de busca em largura e busca em profundidade são os mais simples para experimentar, mas também pode ser implementado o algoritmo de busca A*. É normal aprender sobre a busca em largura e profundidade em disciplina de estrutura de dados, onde e dada […]

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SMA com SPADE – parte da solução do agente “Gerador”

Esse post é uma continuação do Implementação de SMA no Python e utilizando SPADE. Aqui eu apresento uma parte da solução do agente “Gerador” (ela cria apenas uma equação do primeiro grau). Um primeiro detalhe é que os agentes SPADE precisam ser registrados em um servidor XMPP. Você pode rodar um servidor na sua própria […]

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