O que é obfuscated code, opções e exemplos [parte 2]
Continuo aqui a explicação iniciada em https://www.galirows.com.br/meublog/blog/o-que-e-obfuscated-code-parte1/. Inicio falando sobre o International Obfuscated C Code Contest (IOCCC), que é uma competição de programação que premia os programadores que conseguem escrever os programas em C mais criativamente “confusos”, engenhosos e difíceis de entender. O IOCCC nasceu em 1984, criado por Landon Curt Noll e Larry Bassel, […]
O que é obfuscated code, opções e exemplos [parte 1]
Eu inicialmente escrevi esse artigo em https://www.anom.ia.br/o-que-e-obfuscated-code/. Eu recomendo primeiro ler meu post original e depois voltar para ler o restante aqui, podendo pular direto para o exemplos. Em programação, obfuscated code — ou código ofuscado — é o código escrito de forma difícil de entender. Ele pode executar uma tarefa simples, mas faz isso […]
Analogia entre o modelo ARIMA e o controle PID
Neste post faço uma analogia entre o modelo estatístico ARIMA e o sistema de controle PID. Embora venham de áreas diferentes e tenham objetivos distintos (ARIMA para previsão, PID para controle), a filosofia e a estrutura matemática por trás de como eles usam informações do passado e do presente para determinar uma ação futura são […]
Análise de sentimentos e desempenho acadêmico
Nesta postagem link os artigos publicados no âmbito do projeto de um projeto de pesquisa que visa investigar o sentimento de estudantes e seu desempenho acadêmico. O projeto de pesquisa é vinculado ao IDA Lab. A pesquisa envolve a aplicação de questionários que coletam o sentimento dos estudantes durante o semestre. Os sentimentos são classificados […]
Implantação da Plataforma de Aprendizado Federado da IBM e Comparação de Algoritmos de Agregação: Um Estudo de Caso Usando o Conjunto de Dados MNIST
Você já se perguntou como podemos treinar modelos de inteligência artificial poderosos sem comprometer a privacidade de dados sensíveis? Em um mundo cada vez mais digital, essa é uma questão crucial! É exatamente isso que o Aprendizado Federado (FL) busca resolver, e um artigo super interessante apresentado recentemente na 34ª BRAZILIAN CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEMS […]
Humor sobre não-binários
Uma charge que encontrei na internet postada apenas para distrair.
Jogos com interface física são considerados jogos de realidade virtual?
A realidade virtual é definida pela imersão completa do usuário em um ambiente simulado, geralmente por meio de um headset de RV que bloqueia a visão do mundo real e exibe gráficos gerados por computador. O objetivo é criar a sensação de “estar presente” nesse ambiente digital, muitas vezes com feedback sensorial adicional (áudio 3D, […]
Jogos com interface física que participei na proposta
Trago aqui uma relação de jogos com interface física que participei da proposta. São jogos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC Joinville. A seguir apresento o resumo e imagem ilustrativa de cada jogo. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes […]
A Sede Insaciável da Inteligência Artificial: O Impacto Ambiental das LLMs
As Large Language Models (LLMs), como o ChatGPT, revolucionaram a interação humano-máquina, oferecendo respostas rápidas e precisas a uma variedade de perguntas. No entanto, por trás dessa eficiência, existe um custo ambiental significativo, especialmente no que diz respeito ao consumo de água. O treinamento e a operação de LLMs exigem vastos recursos computacionais, que, por […]
Ampliação do estudo de LLMs e o Raciocínio
No estudo anterior, 4 questões foram aplicadas para 7 LLMs diferentes com o objetivo de identificar questões que elas acertavam e erravam. Atualmente o estudo elaborou mais 4 questões e aplicou as questões para 10 LLMs (versões atualizadas dos 7 LLMs anteriores) e inclusão de novos. As questões também estão sendo avaliadas por pessoas. Se […]