Jogos com interface física que participei na proposta
Trago aqui uma relação de jogos com interface física que participei da proposta. São jogos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC Joinville.
A seguir apresento o resumo e imagem ilustrativa de cada jogo.
Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de geografia e cultura brasileira. Combinando um tabuleiro físico interativo e um aplicativo digital, o jogo oferece uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente. O tabuleiro, equipado com botões em formato dos estados brasileiros, funciona em conjunto com um aplicativo que exibe perguntas e conteúdos multimídia. O desenvolvimento do protótipo envolveu a criação de componentes físicos com impressão 3D, integração de um microcontrolador ESP para comunicação via Bluetooth e a programação do aplicativo. As próximas etapas incluem finalizar o desenvolvimento do aplicativo, otimizar a placa de circuito impresso do tabuleiro e expandir o banco de perguntas.

Referência: BECKERT, Carlos Henrique; OLIVERIA, Jeiel Santos Araújo; BAQUIÃO, Larissa Silva; ROCHA, Bernardo Hott; RAZIA, Maria Eduarda Favero; DOPKE, Tiago Porsch; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2729-2736. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244642.
Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização
A alfabetização infantil é um desafio contemporâneo e uma necessidade no Brasil. Diversas estratégias são propostas para tornar o processo de aprendizado mais interativo e aumentar o engajamento de crianças, como brincadeiras e jogos eletrônicos com foco educacional. Este artigo apresenta o jogo Letra-a-letra, no qual duas crianças devem cooperar para, interagindo com os elementos do jogo, completar uma palavra que está incompleta e, através disso, exercitar seus conhecimentos da língua portuguesa e praticar o trabalho em equipe. Um protótipo é desenvolvido para avaliar a viabilidade e testar um controle próprio, um dispositivo de hardware que integra joystick, sensor RFID e potenciômetro, com interface não presente em controles convencionais.

PEIXER, Fernando Mendes; CIPRIANI, Arthur Aleixo; ROCHA, Marcos da; RODRIGUES, Renan de Souza; HEITMANN, Thomas; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2721-2728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244618.
Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional
Raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas são algumas das habilidades desenvolvidas com o estudo de matemática. Apesar das suas vantagens, o aprendizado dessa disciplina constantemente se mostra pouco motivacional nas escolas, em especial para crianças. Desta maneira, este artigo apresenta o jogo Ábaco Encantado: uma forma interativa a partir de uma interface física para ensinar essas competências. A premissa do jogo é integrar um ábaco físico com visão computacional, para o usuário poder avançar no jogo conforme acerta operações matemáticas apresentadas. Experimentos mostraram a viabilidade técnica do Ábaco Encantado e aspectos do protótipo são apresentados.

GRIPP, Caio Roberto Schossland; SILVA, Elisa Maria da; ÁVILA, João Vitor Lopes; BORNHAUSEN, Maria Luísa da Costa; BOTELHO JUNIOR, Valdomiro; NOGARA, Vitor Gabriel Aléssio; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2713-2720. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244611.