Jogos com interface física são considerados jogos de realidade virtual?
A realidade virtual é definida pela imersão completa do usuário em um ambiente simulado, geralmente por meio de um headset de RV que bloqueia a visão do mundo real e exibe gráficos gerados por computador. O objetivo é criar a sensação de “estar presente” nesse ambiente digital, muitas vezes com feedback sensorial adicional (áudio 3D, hápticos).
Onde os Jogos com Interface Física se Encaixam
Jogos com interface física, como o Nintendo Wii com seus controles de movimento ou até mesmo jogos de tabuleiro interativos, se enquadram mais nas categorias de jogos com controle de movimento, jogos híbridos ou realidade aumentada (RA), dependendo de como a interface física é integrada:
- Jogos com Controle de Movimento: Utilizam sensores para traduzir os movimentos físicos do jogador em ações dentro do jogo. Embora haja uma conexão entre o físico e o digital, não há imersão visual completa no mundo virtual.
- Realidade Aumentada (RA): Sobrepõe elementos digitais ao mundo real, que é visto através da tela de um dispositivo (smartphone, tablet) ou óculos de RA. O jogo interage com o ambiente físico existente. Um exemplo seria Pokémon GO.
- Jogos Híbridos: Misturam elementos físicos e digitais de maneiras diversas, mas sem necessariamente criar a ilusão de imersão total que a RV proporciona.
A Diferença Chave: Imersão Visual
A principal distinção está na imersão visual. Em RV, seu campo de visão é totalmente dominado pelo ambiente virtual. Em jogos com interface física, você ainda está ciente do seu ambiente físico enquanto interage com o jogo.
Embora ambos os tipos de jogos busquem uma maior interatividade e uma experiência mais envolvente do que os jogos tradicionais baseados apenas em botões, a metodologia e o grau de imersão são fundamentalmente diferentes.
Texto acima gerado com o Gemini 2.0 Flash!
São exemplos de publicações de jogos com interface física:
- GRIPP, Caio Roberto Schossland; SILVA, Elisa Maria da; ÁVILA, João Vitor Lopes; BORNHAUSEN, Maria Luísa da Costa; BOTELHO JUNIOR, Valdomiro; NOGARA, Vitor Gabriel Aléssio; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2713-2720. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244611.
- PEIXER, Fernando Mendes; CIPRIANI, Arthur Aleixo; ROCHA, Marcos da; RODRIGUES, Renan de Souza; HEITMANN, Thomas; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2721-2728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244618.
- BECKERT, Carlos Henrique; OLIVERIA, Jeiel Santos Araújo; BAQUIÃO, Larissa Silva; ROCHA, Bernardo Hott; RAZIA, Maria Eduarda Favero; DOPKE, Tiago Porsch; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2729-2736. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244642.
Mais sobre cada um desses jogos você pode encontrar na minha postagem: Jogos com interface física que participei na proposta.