Por questões de segurança, muitos bancos hoje em dia estão alterando a forma como seus clientes digitam as senhas nos caixas eletrônicos, pois alguém pode postar-se atrás do cliente e ver as teclas à medida em que ele as digita.
Uma alternativa bastante utilizada tem sido associar os dez dígitos a cinco letras, de forma que cada letra esteja associada a dois dígitos, conforme o exemplo abaixo:

As associações entre números e letras são mostradas como botões numa tela sensível ao toque, permitindo que o cliente selecione os botões correspondentes à senha. Considerando a disposição dos botões da figura acima, a senha 384729 seria digitada como BCEAEB (note que a mesma seqüência de letras seria digitada para outras senhas, como por exemplo 982123).
Cada vez que o cliente usa o caixa eletrônico, as letras utilizadas são as mesmas (de ‘A’ a ‘E’), com os botões nas mesmas posições, mas os dígitos são trocados de lugar. Assim, caso um intruso veja (mesmo que mais de uma vez) a seqüência de letras digitada, não é possível notar facilmente qual a senha do cliente do banco.
Dada uma seqüência de associações entre letras e números, e as letras digitadas pelo cliente do banco para cada uma dessas associações, você deve escrever um programa para determinar qual é a senha do cliente.
Entrada
A entrada é composta de vários conjuntos de testes. A primeira linha de um conjunto de testes contém um inteiro N, que indica o número de associações entre letras e números e as senhas digitadas (2 ≤ N ≤ 10). As N linhas seguintes contêm as entradas da seguinte forma: 10 dígitos, em ordem de associação, para as letras de ‘A’ a ‘E’ (2 dígitos para a letra A, 2 para a B e assim sucessivamente) e 6 letras que representam a senha codificada conforme os dígitos anteriores. As N associações fornecidas em um conjunto de testes serão sempre suficientes para definir univocamente a senha do cliente. O final da entrada é indicado por N = 0.
Saída
Para cada conjunto de teste da entrada, seu programa deve produzir três linhas na saída. A primeira linha deve conter um identificador do conjunto de teste, no formato “Teste n”, onde n é numerado sequencialmente a partir de 1. A segunda linha deve conter a senha do cliente, com um espaço após cada dígito. A terceira linha deve ser deixada em branco. A grafia mostrada no Exemplo de Saída, abaixo, deve ser seguida rigorosamente.
Exemplo de Entrada | Exemplo de Saída |
2 1 7 3 9 0 8 5 6 2 4 B C E A E B 9 0 7 5 8 4 6 2 3 1 E C C B D A 3 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 B C D D E E 1 3 5 4 6 8 7 9 0 2 E B C D C D 3 2 0 4 5 9 7 6 8 1 A C D D E C 0 |
Teste 1 3 8 4 7 2 9 Teste 2 2 5 6 7 8 9 |
* solução adaptada de https://github.com/FormigTeen/Maratona/blob/master/ILP/Lista5-ILP/SENHA/senha.cpp
#include <stdio.h>
#define TAM 5
#define TAMSENHA 6
#define VAR 2
int main(){
int banco[TAM][VAR], N, i, j, t, convert, teste = 1;
int senha[TAMSENHA][VAR];
char letra;
scanf("%i", &N);
while (N > 0) {
for (i=0; i < TAMSENHA; i++) {
for (j=0; j < VAR; j++) {
senha[i][j] = 0;
}
}
for (i=0; i < N; i++) {
for (j=0; j < TAM; j++) {
for (t=0; t < VAR; t++) {
scanf("%i", &banco[j][t]);
}
}
for (j=0; j < TAMSENHA; j++) {
letra = getchar(); //para descartar o espaço em branco
letra = getchar();
convert = letra - 'A';
//printf("\n------- %i %i ------", letra, convert);
if (i == 0) {
senha[j][0] = banco[convert][0];
senha[j][1] = banco[convert][1];
} else {
if (senha[j][0] != banco[convert][0] && senha[j][0] != banco[convert][1]) {
if (senha[j][1] == banco[convert][0] || senha[j][1] == banco[convert][1]) {
senha[j][0] = senha[j][1];
} else {
senha[j][0] = banco[convert][0];
}
}
if (senha[j][1] != banco[convert][0] && senha[j][1] != banco[convert][1]) {
if (senha[j][0] == banco[convert][0] || senha[j][1] == banco[convert][1]) {
senha[j][1] = senha[j][0];
} else {
senha[j][1] = banco[convert][1];
}
}
}
}
}
printf("Teste %i\n", teste);
teste++;
for (i=0; i < TAMSENHA; i++) {
printf("%i ", senha[i][0]);
}
printf("\n\n");
scanf("%i", &N);
}
return 0;
}