Exercícios resolvidos – modelagem de banco de dados em nível físico

Modelagem do banco de dados, em nível físico, de 2 estudos de casos encontrados na internet.

Estudo de caso da academia de ginástica

Uma academia de ginástica deseja manter um controle do seu funcionamento. Os alunos são organizados em turmas associadas a um tipo específico de atividade. As informações sobre uma turma são número de alunos, horário da aula, duração da aula, data inicial, data final e tipo de atividade.

Cada turma é orientada por um único instrutor para o qual são cadastrados RG, nome, data de nascimento, titulação e todos os telefones possíveis para sua localização. Um instrutor pode orientar várias turmas que podem ser de diferentes atividades. Para cada turma existe um aluno monitor que auxilia o instrutor da turma, sendo que um aluno pode ser monitor no máximo em uma turma.

Os dados cadastrados dos alunos são: código de matricula , data de matrícula, nome, endereço, telefone, data de nascimento, altura e peso. Um aluno pode estar matriculado em várias turmas se deseja realizar atividades diferentes e para cada matrícula é mantido um registro das ausências do aluno.

O diagrama se encontra abaixo. O vídeo com a resolução está dividido em duas partes, pois precisei interromper a gravação por problemas técnicos com o sistema e fiquei com preguiça de regravar o trecho.

ginastica

Estudo de caso do cinema

Um cinema possui várias salas de cinema, as quais exibem filmes em horários diversos. O cinema tem interesse em saber quais filmes estão atualmente em cartaz, em que salas e em que horários.

Cada sala possui um nome (único) e capacidade (número de lugares). Os filmes são caracterizados por seu nome em português, nome na língua original (se estrangeiro), diretor, ano de lançamento, tipo, e sinopse. Não existem dois filmes com o mesmo nome (em português) e ano de lançamento.

Eventualmente, podem existir para o filme premiações ou indicações para premiação (e.g. Palma de Ouro em 1987, Oscar de melhor atriz em 89, indicado para melhor filme estrangeiro em 1996), e esta informação é usada para divulgação dos filmes.

Uma exibição de filme ocorre em uma dada sala e horário. Um mesmo filme pode ser exibido na mesma sala, em vários horários. Para filmes muito procurados, o cinema pode ter exibição simultâneas em várias salas (em horários simultâneos ou não). Filmes diferentes podem passar na mesma sala, desde que obviamente não no mesmo horário.

O cinema só trabalha com horários fixos de filmes, os quais atualmente são: 16:00, 17:00, 18:00, 19:30, 20:00, 22:00, 24:00.

A cada um destes horários está vinculado um conjunto de funcionários responsáveis pelo bom andamento das atividades do cinema naquele horário, e que desempenham uma função (ex: caixa, balas, lanterninha, bilheteiro).

Cada funcionário é caracterizado pelo número da carteira da trabalho (único), nome, data de admissão e salário. Para maior satisfação dos funcionários, existe um rodízio das funções conforme o horário (ex: um mesmo funcionário pode ser caixa no horário das 16:00, e baleiro no horário das 21:00). Todo horário tem pelo menos três funcionários alocados.

cinema

Share

25 opiniões sobre “Exercícios resolvidos – modelagem de banco de dados em nível físico

  1. GUSTAVO

    FORAM TIRADAS VARIAS DUVIDAS QUE EU TINHA MUITO BOM

     
    Reply
  2. Natália

    Muito bom, adorei, fiz os dois aqui antes de ler sua resolução, e realmente eu errava muita coisa. Muito obrigada por colocar esse material online, me ajudou muito!

     
    Reply
  3. Wilson

    Tinha uma série de dúvidas com relação a modelagem e desenvolvimento em Banco de Dados, e suas vídeo aulas são bem explicativas, e serviram de base para meu aprendizado que acreditava estar realizando corretamente. Excelente!

     
    Reply
  4. junior

    Faltou so o artigo sobre o assunto..

     
    Reply
  5. Iris Basilio

    Estou precisando de ajuda para uma melhor solução para esse problema:

    Construa um modelo de dados, com o máximo de abstrações capaz de exprimir a construção de uma base de dados organizada com o objetivo de prover informações de cobrança sobre contratos de financiamento de veículos e que deverá refletir as seguintes características: a) Um cliente pode realizar vários contratos de financiamento. Cada cliente deverá apresentar os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovante de Rendimentos. b) Um contrato de financiamento somente poderá ser efetuado com um cliente e deverá estar associado a um veículo específico, cuja placa, chassis, marca, cor e modelo são informações imprescindíveis. Um veículo adquirido através de um financiamento deverá permanecer alienado até a quitação da dívida. c) Um contrato poderá possuir até 36 parcelas, cada uma com valor e data de vencimento. As informações de valor e data de pagamento de cada parcela deverão ser registradas no banco de dados. No contrato deverão constar um número do financiamento (único), o valor do bem, o valor financiado, o valor da entrada (se houver), o número de prestações e a data de aprovação do mesmo d) Cada contrato de financiamento deverá estar associado a um plano de pagamento que será função do prazo do financiamento e indicará no contrato a carência, a taxa de juros e o valor de mora a ser cobrado por dia de atraso no pagamento de cada parcela.

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      Me envie sua atual solução para que eu possa indicar as melhorias.

       
      Reply
      1. Andressa

        Me mande a resolução?? Por Favor
        Já tentei fazer esse ex mil vezes, não consigo de jeito nenhum

         
        Reply
    2. Pontes

      Também estou em busca de resoluções para este problema.

       
      Reply
    3. Enio

      Iris, se voce tiver essa solção poderia me enviar por favor? Agradeço.

       
      Reply
  6. Antonio Francisco F. de Castilho F.

    Gostei muito do material do seu blog e os exercícios estão muito bem detalhados. As explicações em vídeo também são ótimas.

    Gostaria de pedir permissão para utilizar os seus exercícios em sala de aula, pois achei bastante completos e bem detalhados. Claro que farei a referência ao seu blog.

    Abraço,
    Francisco

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      O conteúdo do blog pode ser utilizado sem problemas. Fico mais satisfeito com as produções quando mais pessoas conseguem se beneficiar do material.

       
      Reply
  7. joao

    Meu professor fala o meu tas certo mas falta so 1 coisa e ele nao diz voce pode me ajudar o problema é esse mesmo que voce fez da academia de ginastica mas só que tem que ser no programa do BR-MODELO.

    AJUDA AE!!!!

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      Você fez o mesmo modelo que eu, só que no BR-Modelo, e ainda não está correto, é isso? Me envia a imagem do seu modelo.

       
      Reply
  8. italo diego

    estou tentando construir um diagrama de entidade relacionamento de um sistema de academia mas nao estou conseguindo,vi o seu modelo acima e gostei bastante,a diferença é que no meu tem de haver a parte de controle de pagamento,faltas, relatorios. tem como me dar uma dar uma judinha

     
    Reply
  9. Janaina

    Olá! Muito bom o vídeo! Esse mesmo exercício tem uma versão com mais uma parte no final, vc teria a correção ou a explicação para ela?

    Para aumentar a renda do cinema, em cada sessão são exibidas propagandas. Uma
    propaganda é identificada por um código, e caracterizada por um nome, agência, e faixa etária
    apropriada, e pode ser exibida em várias sessões. Cada sessão possui sua própria
    programação de propagandas (e.g. a sessão do Titanic das 14:00 horas na sala 1 pode ou não
    ter o mesmo conjunto de propagandas que a sessão do Titanic em outro horário e/ou sala).

    Obrigada!

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      A tabela “filme_exibido_sala” relaciona o filme e o horário do filme, formando uma sessão. Com isso você só precisa criar uma nova tabela para a propaganda e relacionar com a tabela “filme_exibido_sala”. O relacionamento é do tipo “muitos para muitos”.

       
      Reply
      1. Janaina

        Agora faz sentido! Muito obrigada!

         
        Reply
  10. Kong

    Obrigado amigo pela ajuda.

     
    Reply
  11. Zaqueu Mouzinho

    Olá! gracias pelo conteúdo, que Deus o abençoe sempre e sempre. Sou docente na cadeira de informática, e estou trabalhando com base de dados em diversos SGBDs, e o teu conteúdo ajudou-me e muito. Quero receber mais exercícios sobre modelagem de informação. Paz&amor.

     
    Reply
  12. Saulo

    Ótima questões e conteúdo bem abordado, porém na questão do cinema as chaves destacadas permitem que filmes diferentes possam estar na mesma sala na mesma hora, pois quando altera a chave do filme, é possível cadastrar no mesmo horário para aquela sala. Dessa forma deveria ser, a chave primaria composta por sala e horário e e filme estando somente como FK. A Não ser que, isso seja tratado na aplicação.
    Exemplo da tabela tendo 1 PK composta das 3 Atributos:
    Filme| Sala | Horário
    1 2 3
    2 | 2 | 3
    3 2 3

     
    Reply
  13. Ronald

    Eu adorei o conteúdo mas, na parte do cinema tem uma falha, nesse modelo de correção, vc permite que um filme possa ser exibido na mesma sala com mesmo horário. Isso ocorre porque vc deixou uma chave composta por 3 campos de outra tabela se muda o a chave do o código do filme, ele pode ser exibido na mesma sala e hora, e acho que esse não é intuito.

     
    Reply
  14. Araujo

    Muito bom!!! O download não está mais disponivel?

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      Eu acabei apagando os vídeos por acidente do servidor. Como eles estavam em um formato antigo (.flv), agora subi os vídeos para o Youtube e é possível assistir.

       
      Reply
  15. João Ricardo

    Adorei o vídeo, me ajudou bastante com uns exercícios que eu tinha para resolver. Obrigado pela dedicação.

     
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.