Humor sobre não-binários
Uma charge que encontrei na internet postada apenas para distrair.
Jogos com interface física são considerados jogos de realidade virtual?
A realidade virtual é definida pela imersão completa do usuário em um ambiente simulado, geralmente por meio de um headset de RV que bloqueia a visão do mundo real e exibe gráficos gerados por computador. O objetivo é criar a sensação de “estar presente” nesse ambiente digital, muitas vezes com feedback sensorial adicional (áudio 3D, […]
Jogos com interface física que participei na proposta
Trago aqui uma relação de jogos com interface física que participei da proposta. São jogos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC Joinville. A seguir apresento o resumo e imagem ilustrativa de cada jogo. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes […]
A Sede Insaciável da Inteligência Artificial: O Impacto Ambiental das LLMs
As Large Language Models (LLMs), como o ChatGPT, revolucionaram a interação humano-máquina, oferecendo respostas rápidas e precisas a uma variedade de perguntas. No entanto, por trás dessa eficiência, existe um custo ambiental significativo, especialmente no que diz respeito ao consumo de água. O treinamento e a operação de LLMs exigem vastos recursos computacionais, que, por […]
Ampliação do estudo de LLMs e o Raciocínio
No estudo anterior, 4 questões foram aplicadas para 7 LLMs diferentes com o objetivo de identificar questões que elas acertavam e erravam. Atualmente o estudo elaborou mais 4 questões e aplicou as questões para 10 LLMs (versões atualizadas dos 7 LLMs anteriores) e inclusão de novos. As questões também estão sendo avaliadas por pessoas. Se […]
Arte Generativa: desenhando quadrados
O código a seguir explora diferentes maneiras de desenhar um quadrado usando a linguagem Processing, cada uma com suas próprias características e métodos. Cada abordagem é encapsulada em uma função separada para maior clareza. Inicialmente se utilizou a função rect() do Processing para desenhar um quadrado diretamente. A função desenharQuadradoLinhas() desenha o quadrado usando quatro linhas separadas. […]
LLMs e o Raciocínio Lógico: Um Estudo de Caso com Desafios de Lógica
Uma atualização deste estudo está em andamento. Se quiser conhecer e contribuir, consulte em Ampliação do estudo de LLMs e o Raciocínio e preencha o formulário com as questões em https://forms.gle/xVgGQYDzVjy5h4Kd9. Eu escrevi um artigo que avalia o desempenho de 7 LLMs em 4 problemas que envolvem raciocínio lógicopara serem avaliados por cada uma das […]
O que é uma IDE
IDE é uma sigla para Integrated Development Environment (em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado). A IDE é uma ferramenta de desenvolvimento para editar o código, compilar, debugar e outras facilidades para a codificação, como autocompletar o código. Ferramentas como o Notepad++ ou o VIM são utilizadas para escrever códigos, mas basicamente somente fazem a syntax […]
TCC – Protótipo para monitoramento da postura sentada
Nesta postagem divulgo o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido por Vinicius Claudino e que orientei. Segue link para o TCC no repositório da UFSC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225761 Segue também o link para o artigo publicado no Computer on the Beach 2022: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/18817 Segue também o vídeo de treinamento para apresentação no congresso […]
Simulação de veículos autônomos
Recentemente li a matéria Mundo virtual da NVIDIA quer acelerar a evolução de robôs e carros autônomos e fiquei interessado. Na matéria foi falado sobre alguns ambientes bem interessantes da NVIDIA para simulação de veículos. O Omniverse Replicator, um motor para gerar dados sintéticos para treinar redes neurais profundas. Ele é composto do NVIDIA DRIVE […]