Análise de sentimentos e desempenho acadêmico

Nesta postagem link os artigos publicados no âmbito do projeto de um projeto de pesquisa que visa investigar o sentimento de estudantes e seu desempenho acadêmico. O projeto de pesquisa é vinculado ao IDA Lab. A pesquisa envolve a aplicação de questionários que coletam o sentimento dos estudantes durante o semestre. Os sentimentos são classificados […]

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Implantação da Plataforma de Aprendizado Federado da IBM e Comparação de Algoritmos de Agregação: Um Estudo de Caso Usando o Conjunto de Dados MNIST

Você já se perguntou como podemos treinar modelos de inteligência artificial poderosos sem comprometer a privacidade de dados sensíveis? Em um mundo cada vez mais digital, essa é uma questão crucial! É exatamente isso que o Aprendizado Federado (FL) busca resolver, e um artigo super interessante apresentado recentemente na 34ª BRAZILIAN CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEMS […]

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Humor sobre não-binários

Uma charge que encontrei na internet postada apenas para distrair.

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Jogos com interface física são considerados jogos de realidade virtual?

A realidade virtual é definida pela imersão completa do usuário em um ambiente simulado, geralmente por meio de um headset de RV que bloqueia a visão do mundo real e exibe gráficos gerados por computador. O objetivo é criar a sensação de “estar presente” nesse ambiente digital, muitas vezes com feedback sensorial adicional (áudio 3D, […]

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Jogos com interface física que participei na proposta

Trago aqui uma relação de jogos com interface física que participei da proposta. São jogos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC Joinville. A seguir apresento o resumo e imagem ilustrativa de cada jogo. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes […]

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A Sede Insaciável da Inteligência Artificial: O Impacto Ambiental das LLMs

As Large Language Models (LLMs), como o ChatGPT, revolucionaram a interação humano-máquina, oferecendo respostas rápidas e precisas a uma variedade de perguntas. No entanto, por trás dessa eficiência, existe um custo ambiental significativo, especialmente no que diz respeito ao consumo de água. O treinamento e a operação de LLMs exigem vastos recursos computacionais, que, por […]

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Ampliação do estudo de LLMs e o Raciocínio

No estudo anterior, 4 questões foram aplicadas para 7 LLMs diferentes com o objetivo de identificar questões que elas acertavam e erravam. Atualmente o estudo elaborou mais 4 questões e aplicou as questões para 10 LLMs (versões atualizadas dos 7 LLMs anteriores) e inclusão de novos. As questões também estão sendo avaliadas por pessoas. Se […]

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Arte Generativa: desenhando quadrados

O código a seguir explora diferentes maneiras de desenhar um quadrado usando a linguagem Processing, cada uma com suas próprias características e métodos. Cada abordagem é encapsulada em uma função separada para maior clareza. Inicialmente se utilizou a função rect() do Processing para desenhar um quadrado diretamente. A função desenharQuadradoLinhas() desenha o quadrado usando quatro linhas separadas. […]

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LLMs e o Raciocínio Lógico: Um Estudo de Caso com Desafios de Lógica

Uma atualização deste estudo está em andamento. Se quiser conhecer e contribuir, consulte em Ampliação do estudo de LLMs e o Raciocínio e preencha o formulário com as questões em https://forms.gle/xVgGQYDzVjy5h4Kd9. Eu escrevi um artigo que avalia o desempenho de 7 LLMs em 4 problemas que envolvem raciocínio lógicopara serem avaliados por cada uma das […]

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O que é uma IDE

IDE é uma sigla para Integrated Development Environment (em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado). A IDE é uma ferramenta de desenvolvimento para editar o código, compilar, debugar e outras facilidades para a codificação, como autocompletar o código. Ferramentas como o Notepad++ ou o VIM são utilizadas para escrever códigos, mas basicamente somente fazem a syntax […]

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