Análise de sentimentos e desempenho acadêmico

Nesta postagem link os artigos publicados no âmbito do projeto de um projeto de pesquisa que visa investigar o sentimento de estudantes e seu desempenho acadêmico. O projeto de pesquisa é vinculado ao IDA Lab.

A pesquisa envolve a aplicação de questionários que coletam o sentimento dos estudantes durante o semestre. Os sentimentos são classificados manualmente e diversas técnicas de Processamento de Linguagem Natural são aplicadas, incluindo o uso de Large Language Models (LLMs). Os artigos apresentam a metodologia de aplicação e análise.

Publicações (em ordem cronológica decrescente):

  • BAESSA, Rodrigo N. F.; WANG, Carolina B.; PFITSCHER, Ricardo J.; MOREIRA, Benjamin G.; GARCIA, Tatiana R.; CAMARGO, Luiz C. Predição de Desistência em Turmas de Programação Utilizando SentimentosRENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 377–386, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.145005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/145005
  • MOREIRA, Benjamin G.; CAMARGO, Luiz C.; PFITSCHER, Ricardo J.; GARCIA, Tatiana R.. Comparação de Ferramentas para Análise de Sentimentos Aplicada no Contexto EducacionalIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 15. , 2024, Belém/PA. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 474-478. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2024.245409.
  • MOREIRA, Benjamin Grando et al. Análise de sentimentos e emoções com o uso da ferramenta Orange Datamining: uma avaliação a partir da tradução dos textos do portuguêsAnais do Computer on the Beach, v. 15, p. 352-354, 2024. DOI: https://doi.org/10.14210/cotb.v15.p352-354.
  • PFITSCHER, Ricardo J.; CAMARGO, Luiz C.; MOREIRA, Benjamin G.; WANG, Carolina; ZEDRAL, Rosilaine; GARCIA, Tatiana R.. Análise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantilIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1329-1340. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234753.

TCCs vinculados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.