Consulta ao AMS no SPADE

Nesse tutorial eu demonstro como identificar e listar o nome dos agentes existentes no ambiente. O SPADE possui um agente chamado AMS, que é a implementação do componente AMS proposto pela FIPA e que tem por finalidade gerenciar os agentes do sistema. O agente AMS é consultado para identificar os agentes existentes no ambiente e […]

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Exercício UML – Elevador

O sistema de controle do elevador de uma empresa precisa ser desenvolvido. A empresa precisa que o acesso ao elevador seja realizado através de um cartão de identificação. Somente pessoas com esse cartão podem chamar o elevador. Existem 3 tipos de cartões: cartão de funcionário, cartão de visitante e cartão de fornecedores. Cartões de funcionário […]

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Aplicação em outro exemplo do trabalho intitulado “supervisory control architecture for discrete-event systems”

Esse post complementa o tutorial postado anteriormente (Tutorial sobre o trabalho: supervisory control architecture for discrete-event systems), em que se propõem um método para encontrar um coordenador para conflitos encontrados entre supervisores locais. Nessa postagem eu disponibilizo uma apresentação onde exemplifico os passos mostrados no tutorial através de um outro exemplo, o de uma pequena […]

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Tutorial sobre o trabalho: supervisory control architecture for discrete-event systems

O objetivo de tutorial é explicar o artigo de [1] com um passo-a-passo mais detalhado com a solução apresentada no trabalho. O sistema modelado é automatic guided vehicles (AGV) que atende a uma célula de manufatura. O sistema é originário de [2, Sec. 4.7] e seus modelos são apresentados no trabalho. O sistema foi simplificado […]

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Comportamento OneShot no SPADE

O comportamento do tipo oneshot é um comportamento que realiza o processamento uma vez apenas e termina o comportamento. O código a seguir ilustra 3 comportamentos, sendo o primeiro um comportamento cíclico e os dois são os comportamentos do tipo oneshot. O comportamento cíclico imprime a cada dois segundos (a espera é devido ao sleep […]

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Filtrando mensagens no SPADE

No código a seguir demonstro como filtrar as mensagens que são recebidas por um comportamento. O comportamento em si é bastante simples, consistindo de um comportamento cíclico chamado M1 e que fica aguardando receber uma mensagem. Quando a mensagem é recebida ele simplesmente imprime M1. Observe que a adição do comportamento (linha 13) está associada […]

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Aprendendo programação fazendo jogos em IDEs online

Nesse post indico algumas ferramentas de aprendizagem de programação online que exploram jogos como elemento motivador e auxílio na compreensão dos conceitos de algoritmos. CodeCombat CodeCombat é um projeto open source mas que também é disponibilizado para uso na web em seu site principal. São centenas de colaboradores, inclusive com a tentativa de traduzir o […]

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Lição do Zuckerberg

Rápida lição de vida para a nova geração, dada como resposta por Mark Zuckerberg em um comentário no seu perfil do Facebook.

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Atividades no Oppia

O Oppia é uma plataforma de aprendizado web e que permite desenvolver atividades interativas que envolvem algoritmos e programação.  É possível executar online os códigos e configurar a atividade com mensagens de feedback dependendo o resultado obtido. Nesse post trago 3 atividades que elaborei dentro da plataforma utilizando a linguagem Python.

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Prática com Orientação a Objetos em C++ [parte 2]

Nesse artigo é mostrada uma forma de representar a associação entre duas classes no C++. O artigo considera que a definição da classe “empresa” já está codificada (o código é mostrado no artigo Prática com Oridentação a Objetos em C++ [parte 1]) e o esquema considerado é mostrado na figura abaixo. Boa parte da implementação […]

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