Simulação de veículos autônomos
Recentemente li a matéria Mundo virtual da NVIDIA quer acelerar a evolução de robôs e carros autônomos e fiquei interessado. Na matéria foi falado sobre alguns ambientes bem interessantes da NVIDIA para simulação de veículos. O Omniverse Replicator, um motor para gerar dados sintéticos para treinar redes neurais profundas. Ele é composto do NVIDIA DRIVE […]

Adaptação de conteúdo para H5P
Escrevo sobre minha primeira adaptação de um vídeo para vídeo interativo H5P. Adaptei um conteúdo de aula com a apresentação do conteúdo em vídeo. Na época não conhecia o H5P, então a ideia foi elaborar o vídeo interativo com o conteúdo. O resultado é visto em http://galirows.com.br/H5P/teoriaVetores.html Veja que o vídeo tem pouco mais de […]
Algoritmo para a diagonal secundária de uma matriz – considerações sobre o tempo de produção
Essa minha postagem é relacionada a série onde divulgo informações sobre a produção dos meus materiais didáticos. Eu iniciei ela em Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]. Normalmente os exercícios que envolvem matrizes solicitam a diagonal principal da matriz (é uma questão fácil de entender e apresenta certo grau de […]
Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]
Tenho dedicado um bom tempo na elaboração de novos conteúdos em vídeo e passei a me assustar com o tempo que isso as vezes consome. Muito do tempo foi dedicado a aprender a utilizar alguma ferramenta (muitas delas descartando por uma ferramenta que considerei melhor para aquele propósito). Depois de saber a utilizar a ferramenta, […]

Revisão rápida sobre PA e PG em vídeo interativo H5P
No vídeo abaixo eu mostro como elaborar um vídeo interativo H5P. A tecnologia H5P permite elaborar conteúdos interativos bastante sofisticados. H5P significa HTML5 Package, cujo conteúdo pode ser distribuído de diversas formas, inclusive com suporte do ambiente Moodle. A edição para criação do vídeo H5P eu levei em torno de 20 minutos. Vale dizer que […]
Ainda estão usando UML?
[Esse texto ainda está em formação, por isso serão encontradas partes incompletas] Nesse artigo escrevo sobre um questionamento comum me fazem quando ensino UML que é sobre a efetividade na utilização da UML nas empresas. Alunos que fazem estágio gostam de ver que existe como organizar a bagunça que são os projetos nas empresas que […]
Proposta de trabalho – Métodos de busca para resolver um labirinto
A ideia desse trabalho é implementar algoritmos para resolver um labirinto. Métodos de busca em largura e busca em profundidade são os mais simples para experimentar, mas também pode ser implementado o algoritmo de busca A*. É normal aprender sobre a busca em largura e profundidade em disciplina de estrutura de dados, onde e dada […]
SMA com SPADE – parte da solução do agente “Gerador”
Esse post é uma continuação do Implementação de SMA no Python e utilizando SPADE. Aqui eu apresento uma parte da solução do agente “Gerador” (ela cria apenas uma equação do primeiro grau). Um primeiro detalhe é que os agentes SPADE precisam ser registrados em um servidor XMPP. Você pode rodar um servidor na sua própria […]
Implementação de SMA no Python e utilizando SPADE
SPADE é uma plataforma para o desenvolvimento de sistemas multiagentes (SMA) na linguagem Python e cuja mensagens trocadas são baseadas no protocolo de mensagens instantâneas XMPP. A nova versão do SPADE foi implementada para Python 3 e representa uma significativa melhoria com relação a sua versão para Python 2.7. Embora a essência de funcionamento seja […]

Lista de softwares para Sistemas a Eventos Discretos
Lista de ferramentas para projeto de Sistemas a Eventos Discretos: TCT: é uma poderosa ferramenta com diversos algoritmos associados com W.M. Wonham. Sua desvantagem é ser um editor por linha de comando e pouco intuitivo, embora tenha processamento rápido, o que permite cálculos de supervisores complexos que outras ferramentas não suportam. DESUMA: integra UMDES-LIB e GIDDES […]