Aprendendo programação fazendo jogos em IDEs online

Nesse post indico algumas ferramentas de aprendizagem de programação online que exploram jogos como elemento motivador e auxílio na compreensão dos conceitos de algoritmos.

CodeCombat

CodeCombat é um projeto open source mas que também é disponibilizado para uso na web em seu site principal. São centenas de colaboradores, inclusive com a tentativa de traduzir o material para diversas linguagens, entre ela o português.

CodeCombat é um jogo que ensina a programar. Ele possui recursos voltados para alunos e professores e pode ser utilizado por crianças e adolescentes. As linguagens de programação disponíveis são Python e JavaScript, sendo prevista a linguagem Java em breve.

forest
Diferente de outras ferramentas recentes, a programação não é feita por blocos de arrastar (drag-and-drop), o que pode ser uma vantagem para quem não gosta dessa abordagem.

Um elemento importante é que a ferramenta foi pensada para uso em sala de aula e estão disponíveis diversos recursos para professores, além ambientes organizados por nível de habilidade. Um professor pode criar uma turma, adicionar alunos e acompanhar o progresso deles.

2016-11-10

Tynker

O Tynker possui foco no ensino de programação para crianças. As lições são projetadas para aprendizado gradual, onde é possível ganhar diversas medalhas (badges).

O princípio da plataforma é trazer jogos e quebras cabeças para serem resolvidos por programação. Em vez de controlar o personagem com o teclado, a criança deve programar suas ações. Como são muitos desafios bastante diferentes, não fica cansativo. Veja um exemplo de atividade clicando aqui. Veja que a explicação é uma animação narrada, e não apenas textual.

img-student-direction-01
A codificação no Tynker é feita com blocos visuais o que facilita para as crianças, mas já existe a possibilidade de codificação em texto através de JavaScript e Python, o que estende a possibilidade de uso em outras faixas etárias.

Conforme a criança avança em seus conhecimentos de programação ela poderá fazer seus próprios jogos e disponibilizar para outros usuários. São disponibilizados diversos assets, mas também existem ferramentas para personalizar os assets. O desenvolvimento fica parecido com o feito com a Stencyl, mas em uma IDE online.

ide-01
Para professores, existe também recurso para criar uma turma e gerenciar a evoluções dos alunos. Existe um plano básico gratuito, embora bem restrito, mas sem limite de alunos. Funcionaria para um conteúdo introdutório de programação. Os pais também possuem uma acesso diferenciado a plataforma, permitindo acompanhar o desempenho dos filhos.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.