Atividades no Oppia

O Oppia é uma plataforma de aprendizado web e que permite desenvolver atividades interativas que envolvem algoritmos e programação.  É possível executar online os códigos e configurar a atividade com mensagens de feedback dependendo o resultado obtido. Nesse post trago 3 atividades que elaborei dentro da plataforma utilizando a linguagem Python.

A figura abaixo ilustra uma das atividades sendo executada na plataforma.

Oppia-atividade

Destaco que esse ambiente não é apenas para exercícios de programação, podendo ter também outros tipos de questão (por exemplo, calcular o resultado de uma equação).

O ambiente exige um certo esforço inicial para conseguir cadastrar as atividades e também é preciso elaborar uma metodologia. O ideal é “quebrar” a atividade em várias etapas.

Se a atividade estiver em várias partes, é interessante utilizar as estatísticas a atividade, como visto a seguir. Nela é possível ver quantas pessoas conseguiram completar cada parte da atividade.

oppia-estatistica

Além de ver a distribuição de acertos da questão, também é possível verificar quais as respostas lançadas no sistema. A figura abaixo mostra isso. Essa opção é interessante pois permite verificar o que os alunos tentaram responder, identificar resultados incorretos mais frequentes e personalizar mensagens de retorno para esses erros, melhorando o uso da atividade futuramente.

oppia-estatistica2

O ambiente possui muitas atividades já cadastradas, mas boa parte em inglês. Fiz um esforço para conhecer o ambiente logo que ele foi lançado a alguns anos atrás e vi recentemente diversas melhorias. Considero esse um ambiente fantástico para elaboração de atividades e acompanhamento do comportamento (problemas na resolução) dos alunos.

Link para as atividades que desenvolvi:

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.