Especificações de conexões no SUMO

O SUMO possui um algoritmo próprio para determinar quais as conexões entre as diversas vias em uma junção/cruzamento. Em princípio, serão permitidas todas as conversões possíveis. A Figura abaixo ilustra um cruzamento onde é possível observar que todas as conversões que não colocam o veículo na contramão estão disponíveis.

cruzamento

Embora prático ter as conexões geradas automaticamente, existem situações onde não se deseja permitir certas conversões, mesmo que em teoria ela fosse permitida. Nessas situações é preciso editar um arquivo de conexões, sobrepondo as conexões automaticamente determinadas pelo SUMO, para uma configuração necessária. Para tanto, um novo arquivo precisa ser gerado e salvo com a extensão “.con.xml”. A especificação a seguir estabeleça uma nova conexão em um arquivo chamado meu.con.xml.

Tendo especificado o arquivo de conexões, é preciso utilizar novamente o Netconvert para gerar novamente a rede, alterando as conexões com as novas definições (no caso das especificação mostrada, apenas uma nova definição está presente). O arquivo de configuração do Netconvert é mostrado abaixo, onde pode ser visto a inclusão da tag <connection> que especifica o arquivo recém criado. Também está disponível ao final a tag <no-turnarounds> (linkar a explicação disso) que evita os retornos de qualquer via.

Caso esteja utilizando o prompt de comando para gerar a rede o comando ficará como a seguir (lembrando que dependendo da sua versão, o comando deve ser feito com netconvert64.exe ou netconvert.exe).

Como resultado obtêm-se o cruzamento abaixo, onde o cruzamento mais a esquerda passa a permitir apenas a conversão a direita e não mais permitir também que o veículo siga em frente.

cruzamento2

A especificação das conexões é ampliada com a inclusão de outras determinações de conexões e a Figura a seguir mostra como fica a rede com essas novas determinações de conexões. Observe que para alterar as conexões da parte superior do cruzamento é preciso especificar 2 conexões, uma para cada sentido (linhas 2 e 3). Observe também que a especificação da parte a esquerda do cruzamento possui duas conexões especificadas (linhas 4 e 5), mas a última conexão especificação um retorno e, como foi configurado para o Netconvert que os retornos devem ser retiradas, essa especificação é ignorada.

cruzamento3

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.