Ferramenta PIPE

Tutorial do usa da ferramenta PIPE2 (http://pipe2.sourceforge.net). O PIPE2 é uma ferramenta de código aberto para criar e analisar redes Petri.

O vídeo mostra as funcionalidades da ferramenta, com a elaboração de uma rede de Petri e sua execução. Também é mostrado o recurso que permite criar as redes de Petri coloridas.

Devido ao problema na abertura da ferramenta relatada por alguns alunos, também adicionei como resolver esse possível problema.

Problema da abertura do PIPE2

O PIPE2 precisa que o Java esteja instalado na sua máquina para poder executar, mas mesmo com o Java instalado ele pode não abrir em alguns computadores rodando Windows.

Para resolver esse problema será preciso editar o arquivo de execução do PIPE2. Na pasta onde a ferramenta foi descompactada, clique com o botão direito no arquivo “launch” e escolha a opção “Editar”. O que faremos é alterar o comando “java” existente no início do arquivo, pelo caminho completo para o Java.

Na maioria dos casos o caminho será “C:\Program Files (x86)\Java\jre7\bin” ou “C:\Program Files\Java\jre7\bin”. Para ter certeza localize onde o arquivo java.exe na sua máquina e copie o caminho. Depois, adicione o caminho e coloque tudo entre aspas duplas, conforme ilustrado a seguir (destacado em vermelho).

pipe2_problema

Arquivo antes

cd Pipe
java -cp .;./lib/jpowergraph-0.2-common.jar;./lib/jpowergraph-0.2-swing.jar;./lib/powerswing-0.3.jar;./lib/drmaa.jar;./lib/hadoop-0.13.1-dev-core.jar;./lib/jcommon-1.0.10.jar;./lib/jfreechart-1.0.6.jar;./lib/jfreechart-1.0.6-swt.jar;./lib/tools.jar Pipe

Arquivo depois

cd Pipe
“C:\Program Files (x86)\Java\jre7\bin\java” -cp .;./lib/jpowergraph-0.2-common.jar;./lib/jpowergraph-0.2-swing.jar;./lib/powerswing-0.3.jar;./lib/drmaa.jar;./lib/hadoop-0.13.1-dev-core.jar;./lib/jcommon-1.0.10.jar;./lib/jfreechart-1.0.6.jar;./lib/jfreechart-1.0.6-swt.jar;./lib/tools.jar Pipe

Share

3 opiniões sobre “Ferramenta PIPE

  1. Israel

    Professor, posso utilizar o PIPE para usar em redes de petri estocásticas e generalizada?

     
    Reply
    1. Benjamin Grando Moreira

      Olá,
      O PIPE, a partir da versão 2, permite modelos com redes estocásticas e generalizadas.

       
      Reply
  2. Christian Giménez Barañano

    Ótimo. Salvou meu trabalho!

     
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.