Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]

Tenho dedicado um bom tempo na elaboração de novos conteúdos em vídeo e passei a me assustar com o tempo que isso as vezes consome. Muito do tempo foi dedicado a aprender a utilizar alguma ferramenta (muitas delas descartando por uma ferramenta que considerei melhor para aquele propósito). Depois de saber a utilizar a ferramenta, existe um tempo para efetivamente conseguir tirar mais proveito dela e elaborar um “formato” que é utilizado para elaborar o conteúdo (algum tipo de conteúdo específico, uma vez que faço conteúdos para diversas das minhas disciplinas).

Resolvei compartilhar algumas produções e o tempo que cada etapa consumiu, justificando alguns desses tempos, e apresentando alguns motivos para aquela produção (estratégias minhas para o futuro). Dividi a postagens em várias partes, as quais vou adicionar periodicamente.

Inicio falando da produção mostrada no vídeo abaixo. É um vídeo curto de pouco mais de 2 minutos. Para ele utilizei uma ferramenta chamada Doodle, que é paga, mas gera animações interessantes. Esse assunto, PA e PG, é algo da matemática bastante utilizado em exercícios introdutórios de programação. Embora seja algo simples, é comum os alunos esquecerem o básico e resolvi elaborar uma explicação rápida sobre o assunto. Planejo colocar ela em vários dos vídeos que envolvem o uso de PA e PG no enunciado. Sobre os tempos que consumi elaborando o conteúdo: 10 minutos para rever os conceitos; 30 minutos para elaborar as duas telas principais da explicação; 1 hora para elaborar o script (eu escrevo tudo o que falo posteriormente – basicamente, leio o script); 1,5 hora para fazer as animações iniciais no Doodle; 5 minutos para a gravação (o áudio tem pouco mais de dois minutos, apenas apliquei um filtro de remoção de ruído); 2 horas para sincronizar as animações com o áudio. Veja que a última etapa foi a que mais consumiu tempo, uma vez que tive que rever as animações iniciais e ficar reassistindo várias vezes trechos do vídeo para conferir se a animação e o som estavam bem ajustadas. Acho que garantir a qualidade final é realmente a parte mais demorada, uma vez que é uma constante repetição do processo. Em resumo, para fazer esse vídeo eu levei em torno de 315 minutos (quase cinco horas de meia).

A partir desse vídeo da PA e PG eu também elaborei uma versão de vídeo interativo H5P. Se não sabe o que H5P ou quer ver o vídeo interativo que fiz, acesse minha postagem: Revisão rápida sobre PA e PG em vídeo interativo H5P

Esse assunto ainda não terminou. Continuarei escrevendo mais adiante em outras postagens.

Algumas produções eu comento sobre os tempos que elas consumiram. É possível verificar elas consultando minhas postagens com a tag Tempo para produção.

Share

Uma opinião sobre “Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1]

  1. Pingback: Algoritmo para a diagonal secundária de uma matriz – Professor Benjamin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.