Algoritmo para a diagonal secundária de uma matriz – considerações sobre o tempo de produção

Essa minha postagem é relacionada a série onde divulgo informações sobre a produção dos meus materiais didáticos. Eu iniciei ela em Análise de tempos que levei para elaboração de conteúdos [parte 1].

Normalmente os exercícios que envolvem matrizes solicitam a diagonal principal da matriz (é uma questão fácil de entender e apresenta certo grau de complexidade), embora a noção de diagonal secundária apresente um desafio mais interessante. Produzi um vídeo super explicativo com algoritmos para mostrar a diagonal secundária de uma matriz.

Confira o vídeo produzido a seguir e depois do vídeo trago os tempos associados com cada etapa que dividi a produção.

Tempo para produção

O vídeo é composto de uma explicação inicial sobre a diagonal secundária (pesquisa + planejamento da explicação + slide no Powerpoint) que consumiu 30 minutos. Elaboração dos algoritmos que seriam abordados (algoritmo principal e suas variações) que consumiram outros 30 minutos. A gravação do material levou em torno de 1 hora no total. A edição consumiu em torno de 2 horas. Sendo assim, esse vídeo que tem 33 minutos levou 4 horas para a produção.

Minha produção demora muito tempo pois faço muitos curtes no conteúdo para o vídeo não ficar com muitas pausas que faço para “pensar”. Durante a gravação eu vou alternando entre telas e as vezes falo algo que não ficou bom. Nesses momentos eu faço uma pausa e retorno a explicação (repetindo sobre o que tinha falado, mas de uma forma melhor).

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.