Adaptação de conteúdo para H5P

Escrevo sobre minha primeira adaptação de um vídeo para vídeo interativo H5P. Adaptei um conteúdo de aula com a apresentação do conteúdo em vídeo. Na época não conhecia o H5P, então a ideia foi elaborar o vídeo interativo com o conteúdo. O resultado é visto em http://galirows.com.br/H5P/teoriaVetores.html

Veja que o vídeo tem pouco mais de uma hora de duração. Sendo assim, eu tive que assistir o vídeo e identificar onde e que questões adicionar no vídeo. Mesmo assistindo ao vídeo em velocidade 2 vezes mais rápido, somente assistir o vídeo já consome em torno de meia hora. Algumas partes foram possíveis de pular, uma vez que considerei que não iria interromper uma explicação para inserir uma questão.

Para assistir ao vídeo e adicionar inicialmente as questões eu levei em torno de 1 hora. Depois precisei de outra meia hora para conferir as questões (pulando no vídeo diretamente para as questões), ajustar o texto das perguntas e ajustar também o timing “perfeito” para aparecer as questões. Como o vídeo não foi pensado inicialmente para ser um vídeo interativo, é preciso interromper o vídeo em momentos exatos. Interromper o vídeo 1 segundo do melhor momento já gera uma dificuldade no entendimento do conteúdo/questionamento.

Sendo assim, adaptar meu vídeo de 1 hora para um vídeo interativo H5P, consumiu em torno de 1 hora e meia. Foi rápido eu acho.

Embora elaborar esse material H5P tenha sido relativamente rápido, fiz vários outros vídeos interativos (http://www.galirows.com.br/meublog/programacao/introducao-linguagem-c/). Alguns vídeos de 40 minutos também levaram 1 hora e meia para serem feitos. Alguns são bem difíceis de elaborar questões para serem adicionada, uma vez que os vídeos não foram pensados para esse tipo de interação.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.