Prática com Orientação a Objetos em C++ [parte 1]

O objetivo desse artigo é, através de um exemplo, aplicar diversos conceitos da orientação a objetos, mostrando na prática como utilizá-los. Aviso que mantive no projeto algumas definições para fins pedagógicos e que não refletiriam uma aplicação real. Considerando a classe mostrada na imagem abaixo, constituída de um atributo público (nome) e outro privado (id) […]

Read More

Melhores IDEs para Portugol

Portugol é uma pseudolinguagem de programação que tem por objetivo ensinar a estrutura básica presente em diversas linguagens de programação, mas utilizando o português como comandos da linguagem. Diversas ferramentas computacionais se propõem a permitir a implementação computacional dessa linguagem. Nesse artigo apresento 3 dessas ferramentas e seus pontos destacáveis: Portugol Studio, PortugolIDE e VisuAlg. […]

Read More

Facilidades trazidas com o dinheiro

Encontrei essa imagem no charges.com.br. Eles não conseguiram dizer a fonte e quando procurei a imagem estava disseminada pelo mundo e não consegui encontrar a fonte. De qualquer maneira, a imagem mostra uma realidade sobre a educação, pra não dizer sobre a vida, onde o dinheiro pode facilitar muito alcançar novos “degraus”. E pelo visto, isso vale em […]

Read More

TED Talk: as maravilhosas e aterradoras implicações de computadores que conseguem aprender

Interessante análise feita pelo tecnólogo Jeremy Howar, sobre o aprendizado de máquina. São mostrados vários exemplos e a apresentação mostra o estado da arte dessa área de estudo da inteligência artificial.  

Read More

Ferramenta web para mapas conceituais

Constantemente utilizo mapas conceituais em minhas disciplinas e normalmente recomendo as ferramentas CMapTools e Xmind para a diagramação dos mapas. Essas ferramentas são muito boas (prefiro a CMapTools), mas recentemente procurei por ferramentas disponíveis para edição online na web. Identifiquei diversas ferramentas com propostas muitos boas, mas destaco a que comecei a utilizar, por ter […]

Read More

Básico do OpenCV com Python – desenhar formas geométricas

Esse tutorial pode estar desatualizado. Encontre a versão revisada em meu blog dedicado ao tema clicando aqui. As formas geométricas básicas que poderão ser desenhadas utilizando a OpenCV são a linha, o retângulo e o círculo. O princípio básico de aplicação é o mesmo, indicando a forma, a posição, a cor e a espessura do […]

Read More

Básico do OpenCV com Python – mostrar vídeo e webcam

A captura de vídeos ou de imagem da webcam é realizada de forma similar. Iniciarei explicando a captura da imagem da webcam. O tutorial também mostra uma manipulação simples da imagem capturada, fazendo algo baseado no tutorial visto no Básico do OpenCV com Python – mostrar imagem. Esse tutorial pode estar desatualizado. Encontre a versão revisada […]

Read More

Básico do OpenCV com Python – mostrar qual tecla foi pressionada

O código a seguir fará a exibição de qual tecla foi pressionada.

 

Read More

Básico do OpenCV com Python – mostrar imagem

* elementos definidos em cor laranja estão sendo escritos e serão linkados posteriormente Esse tutorial tem por objetivo mostrar o básico sobre a manipulação de imagens com a OpenCV codificada utilizando o Python. Os demais tutoriais básicos explorarão o uso de vídeo capturado da webcam e a inserção de elementos gráficos (formas geométricas) na imagem. O tutorial pressupõem […]

Read More

Especificações de conexões no SUMO

O SUMO possui um algoritmo próprio para determinar quais as conexões entre as diversas vias em uma junção/cruzamento. Em princípio, serão permitidas todas as conversões possíveis. A Figura abaixo ilustra um cruzamento onde é possível observar que todas as conversões que não colocam o veículo na contramão estão disponíveis. Embora prático ter as conexões geradas […]

Read More