Gideros é uma game engine com opção gratuita de utilização e multiplataforma (Windows e Mac para o desenvolvimento; e IOS e Android para a exportação dos games) onde os jogos são desenvolvidos a partir de scripts escritos em linguagem LUA. Trata-se de uma interessante solução para o desenvolvimento de mobile games e similar a popular game engine chamada Corona. O download da Gideros pode ser feito em www.giderosmobile.com/download.
A linguagem Lua possui sintaxe simples para programação procedural e poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é uma linguagem tipada dinamicamente (não precisa que as variáveis sejam declaradas), é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental (segundo informações retiradas do site http://www.lua.org/portugues.html).
Os jogos produzidos na Gideros são jogos em duas dimensões que podem utilizar gráficos, sons e diversos recursos dos celulares, como o acelerômetro. A Gideros também possui incorporada recursos que facilitam a utilização de física nos games.
A interface do Gideros (Figura 1) é bastante simplificada onde no lado esquerdo se encontram os arquivos do projeto (imagens, sons e scripts). A ferramenta também permite uma pré-visualização (preview) das imagens. Um duplo clique no script abre a edição do código que é mostrada com syntax highlight e possui auto completar. Na parte inferior está disponível um visualizar de saída (output) onde podem ser mostrados erros de interpretação e execução, assim como mensagens de saída adicionadas no código.
Figura 1. interface da Gideros
A execução do game é realizada através do Gideros player (Figura 2) que é um executor de aparência simples, mas permite utilizar as rotações de tela dos dispositivos e aceita diversas resoluções de tela. Além desse player, existe disponível um player similar para ser adicionado ao dispositivo móvel. Quando executando o player no dispositivo móvel estando este dispositivo conectado ao computador, o jogo será deputado diretamente no dispositivo, de maneira bastante simples.
Figura 2. interface do Gideros player
Além de realizar o download da engine, recomendo também realizar o download da Gideros Asset Library, sendo encontrada na mesma página de download da engine (www.giderosmobile.com/download). Essa biblioteca é composta por diversos elementos gráficos que podem ser utilizados no seu jogo, sendo composta por backgrounds, tilesets, texturas, ícones, arquivos de áudio e sprites de maneira geral.
Próximo passo: adicionar elementos gráficos