Aplicação em outro exemplo do trabalho intitulado “supervisory control architecture for discrete-event systems”

Esse post complementa o tutorial postado anteriormente (Tutorial sobre o trabalho: supervisory control architecture for discrete-event systems), em que se propõem um método para encontrar um coordenador para conflitos encontrados entre supervisores locais. Nessa postagem eu disponibilizo uma apresentação onde exemplifico os passos mostrados no tutorial através de um outro exemplo, o de uma pequena […]

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Tutorial sobre o trabalho: supervisory control architecture for discrete-event systems

O objetivo de tutorial é explicar o artigo de [1] com um passo-a-passo mais detalhado com a solução apresentada no trabalho. O sistema modelado é automatic guided vehicles (AGV) que atende a uma célula de manufatura. O sistema é originário de [2, Sec. 4.7] e seus modelos são apresentados no trabalho. O sistema foi simplificado […]

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Comportamento OneShot no SPADE

Esse tutorial é de uma versão antiga do SPADE (Python 2.7) O comportamento do tipo oneshot é um comportamento que realiza o processamento uma vez apenas e termina o comportamento. O código a seguir ilustra 3 comportamentos, sendo o primeiro um comportamento cíclico e os dois são os comportamentos do tipo oneshot. O comportamento cíclico […]

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Filtrando mensagens no SPADE

Esse tutorial é de uma versão antiga do SPADE (Python 2.7) No código a seguir demonstro como filtrar as mensagens que são recebidas por um comportamento. O comportamento em si é bastante simples, consistindo de um comportamento cíclico chamado M1 e que fica aguardando receber uma mensagem. Quando a mensagem é recebida ele simplesmente imprime […]

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Aprendendo programação fazendo jogos em IDEs online

Nesse post indico algumas ferramentas de aprendizagem de programação online que exploram jogos como elemento motivador e auxílio na compreensão dos conceitos de algoritmos. CodeCombat CodeCombat é um projeto open source mas que também é disponibilizado para uso na web em seu site principal. São centenas de colaboradores, inclusive com a tentativa de traduzir o […]

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Lição do Zuckerberg

Rápida lição de vida para a nova geração, dada como resposta por Mark Zuckerberg em um comentário no seu perfil do Facebook.

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Atividades no Oppia

O Oppia é uma plataforma de aprendizado web e que permite desenvolver atividades interativas que envolvem algoritmos e programação.  É possível executar online os códigos e configurar a atividade com mensagens de feedback dependendo o resultado obtido. Nesse post trago 3 atividades que elaborei dentro da plataforma utilizando a linguagem Python.

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Prática com Orientação a Objetos em C++ [parte 2]

Nesse artigo é mostrada uma forma de representar a associação entre duas classes no C++. O artigo considera que a definição da classe “empresa” já está codificada (o código é mostrado no artigo Prática com Oridentação a Objetos em C++ [parte 1]) e o esquema considerado é mostrado na figura abaixo. Boa parte da implementação […]

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Prática com Orientação a Objetos em C++ [parte 1]

O objetivo desse artigo é, através de um exemplo, aplicar diversos conceitos da orientação a objetos, mostrando na prática como utilizá-los. Aviso que mantive no projeto algumas definições para fins pedagógicos e que não refletiriam uma aplicação real. Considerando a classe mostrada na imagem abaixo, constituída de um atributo público (nome) e outro privado (id) […]

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Melhores IDEs para Portugol

Portugol é uma pseudolinguagem de programação que tem por objetivo ensinar a estrutura básica presente em diversas linguagens de programação, mas utilizando o português como comandos da linguagem. Diversas ferramentas computacionais se propõem a permitir a implementação computacional dessa linguagem. Nesse artigo apresento 3 dessas ferramentas e seus pontos destacáveis: Portugol Studio, PortugolIDE e VisuAlg. […]

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